Reunião RMPA – 03 Março, 2022

A SIMAB e a MARL, participaram, no dia 25 de fevereiro de 2022, em Setúbal, em mais uma reunião do grupo de trabalho constituído para o desenvolvimento da ‘Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares’ (RMPA), da qual são membros fundadores. A RMPA, que funcionará através de uma plataforma colaborativa de entidades públicas e privadas, é definida como um conjunto diverso de territórios, iniciativas e atores da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que têm como objetivo o planeamento e a gestão do seu sistema alimentar, através de um processo de transição alimentar – entendida como mudança necessária para assegurar dietas mais saudáveis e sustentáveis, baseadas numa diversidade de alimentos, na sua maioria de origem vegetal, e num consumo mais moderado de carne e peixe -, com vista a uma alimentação segura, saudável, inclusiva e responsável da população metropolitana. Promove a produção local, a economia circular, resiliente e de proximidade; atende à adaptação climática; cria emprego; promove a saúde e o bem-estar; e, respeita a equidade social. A adoção de práticas alimentares mais responsáveis pressupõe ainda a diminuição nos resíduos envolvidos no fornecimento, distribuição e consumo alimentar do território metropolitano.

Num momento sem precedentes, em que se somam crises à escala global, o planeamento alimentar de proximidade ganha ainda maior relevância, pois é enorme o risco de fazer depender o aprovisionamento alimentar das cidades do mercado internacional. Foi este o mote com que se iniciou a reunião, na Quinta da Várzea, em Setúbal.

Partilha-se link para e-book de divulgação dos princípios fundadores da RMPA: A-Transicao-Alimentar-na-AML.pdf (icsfoodhub.net)

2022-03-15T09:33:27+00:00 Março 3, 2022|