Em actualização
Onde estacionar
O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa dispõe de um significativo parque de estacionamento, para viaturas ligeiras e pesados, disponível para operadores e clientes.
Estacionamento de veículos:
- A ocupação dos lugares de estacionamento far-se-á de acordo com a sinalização existente.
- Nenhum local de estacionamento pode ser utilizado para depósito de bens ou taras.
- Qualquer veículo cuja permanência em espaços públicos destinados a estacionamento seja superior a 24 horas, sem autorização da Entidade Gestora, fica sujeito a ser rebocado pelos serviços do mercado ou autoridades competentes para o efeito, ficando o proprietário sujeito às sanções previstas no Regulamento Interno ou na Lei aplicável.
- Os veículos não podem estacionar em frente de bocas de incendio, de rampas de acesso aos pavilhões, nem sobre os passeios, zonas verdes ou zonas de uso público de peões.
- Devem ainda ser observadas as seguintes normas:
- No horário de aprovisionamento, o qual precede o Horário Publico de Venda, os veículos dos clientes dos utentes instalados no Mercado não podem estacionar junto das zonas de acostagem dos Espaços, nem dos cais coletivos, utilizando para o efeito as bolsas de estacionamento existentes no Mercado;
- Durante o Horário Publico de Venda, os veículos dos clientes dos utentes instalados no Mercado podem estacionar na zona de acostagem junto de cada boxe e dos cais coletivos apenas no tempo estritamente necessário às operações de carga;
- Os veículos dos utentes instalados no Mercado deverão evitar estacionar nas zonas de acostagem dos seus Espaços; durante o Horário Público de Venda, deixando o espaço disponível para compradores;
- Os veículos dos utentes instalados no Mercado não poderão estacionar nas zonas de acostagem dos Espaços de terceiros.
- Não é permitido o estacionamento de veículos nas zonas de acostagem dos Entrepostos e Armazéns sem a devida autorização do Utente instalado no respetivo espaço.
- As viaturas pesadas de grande porte deverão estacionar nos parqueamentos apropriados para o efeito
- No período de limpeza de arruamentos, parqueamentos e dos cais de acostagem, deverão os mesmos estar libertos de viaturas para que as operações de limpeza possam decorrer com a máxima eficácia.
À semelhança do que acontece em outros Mercados Abastecedores um pouco por todo o Mundo, também o acesso ao MARL é realizado através da passagem num único pórtico de entrada e saída. Este pórtico é imprescindível para uma adequada gestão dos fluxos de viaturas e pessoas, bem como para garantir, todos os dias, a segurança do Mercado – dos seus operadores, clientes e dos vários prestadores de serviços que frequentam e valorizam quotidianamente este empreendimento.
Tendo este acesso um custo associado – que visa exclusivamente assegurar a sua boa manutenção –, todas as empresas instaladas (e os seus colaboradores), bem como os clientes, deverão ter um cartão de acesso permanente associado a uma determinada viatura (identificada pela sua matricula).
Para solicitar este cartão de acesso, operadores e clientes poder-se-ão dirigir-se à ‘Loja de Apoio ao Cliente’ do MARL ou fazê-lo através do endereço eletrónico: marl@somasetracos.pt.
Contacto telefónico: 211 324 652
Regulamento de Utilização e Acesso ao Pórtico
– Questões frequentes para esclarecimento:
1. QUAL O CUSTO DO CARTÃO?
Cada cartão de acesso tem um custo unitário associado de 10€ (dez euros) e validade de 2 (dois) anos.
2. COMO SE FAZ O ACESSO COM CARTÃO?
Para aceder ao MARL, o utente – operador, cliente, prestador de serviços – deverá ter sempre consigo o cartão na viatura, de modo a fazer a validação do mesmo à entrada e saída do Mercado.
À entrada do pórtico, deverá aproximar o cartão de acesso da máquina que se encontra antes da barreira, sendo que a leitura do cartão ativará a abertura desta mesma barreira., permitindo a entrada da viatura. À saída, deverá proceder de modo similar.
Encontra-se disponível também a opção de leitura automática de matrículas, para o que bastará aproximar lentamente, à chegada ao pórtico e antes da barreira, a viatura já registada, sendo que esta abrir-se-á automaticamente.
3. QUAIS AS MODALIDADES DE ACESSO AO MARL?
Existem cinco modalidades alternativas de acesso ao Mercado:
• ‘Passe anual’ ;
• ‘Avença mensal’;
• ‘Credipark / cartão pré-carregado’;
• ‘Bilhete diário de rotação’; e
• ‘APP Telpark.
A modalidade ‘Credipark / cartão pré-carregado’ é passível de ser recarregada na caixa de pagamento automático existente junto à ‘Loja de Apoio ao Cliente’ do MARL.
4. QUAL A BASE DOS TARIFÁRIOS?
• Tarifa indexada ao tempo de permanência: como definido no regulamento interno do MARL, a permanência de uma viatura dentro do recinto, quando superior a 24 horas e cujo acesso tenho sido feito através de ‘bilhete diário de rotação’ ou de ‘credipark / cartão pré-carregado’, implica o correspondente pagamento de uma taxa diária adicional (tal não se aplica nos casos dos ‘passes anuais’ e das ‘avenças mensais’).
• Tarifa indexada à dimensão da viatura: os valores a pagar para acesso ao Mercado são diferenciados por classes de dimensão das viaturas (por exemplo, como estipulado no regime de concessão das autoestradas).
5. O QUE É UM ‘BILHETE DIÁRIO DE ROTAÇÃO’?
O ‘bilhete diário de rotação’ é retirado no pórtico, à entrada, por quem acedendo ao Mercado não tenha outro meio válido já adquirido de acesso, devendo ser preservado durante a estada no Mercado e apresentado posteriormente à saída, para pagamento junto à cabina com operador portageiro.
ATENÇÃO:
• O cartão é pessoal e intransmissível e deverá permanecer afeto à viatura para a qual está identificado. A não apresentação do cartão não permite a isenção do pagamento de acesso.
• A retirada, à entrada, do ‘bilhete diário de rotação’ para aceder ao Mercado exige o pagamento do mesmo. A sua perda implica o pagamento de um valor de 10€ (dez uros) por dia de permanência.
• O não cumprimento das regras do acesso ao Mercado, bem como do funcionamento estipulado para entrada e saída do mesmo, implica a responsabilização de todas as partes envolvidas.
Para mais esclarecimentos e/ou informações adicionais referentes ao controlo de acesso ao MARL, contactar por email para marl@somasetracos.pt ou por telefone para 211 324 652.
Clique aqui para consultar Tarifário
Horário Público de Venda
Pavilhões Hortofrutícolas
Aprovisionamento – 13h30 – 15h00,
Horário de Venda – 15h00 – 21h
Feriados
Pavilhão das Flores
Aprovisionamento – 14h00 – 15h00,
Horário de Venda – 15h00 – 18h00
Feriados
Pavilhão do Pescado
Aprovisionamento – 21h00 – 01h00
Horário de Venda – 01h00 – 03h00
Feriados
Núcleo de Apoio Administrativo (recepção)
Horário de Expediente – 9h00 – 18h00
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